Adoro receber visitas

Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

O desafio dos relacionamentos

A metáfora dos Porcos-espinhos apresentada por Arthur Schopenhaer em “O mundo como vontade e representação” demonstra nossa eterna dúvida: anularmos-nos e vivermos em função dos anseios alheios ou dizer o que sentimos e magoar e, por consequência, poder perder pessoas queridas. Eis o grande desafio: buscar o equilíbrio, o momento mais próximo do correto, a flexibilidade, e, sobretudo, a transparência.

Considerando que o ser humano é um animal social por necessidade, precisamos olhar para o mundo e nos interessar pelo que está fora de nós mesmos – assim, ficará mais fácil suportar nossas próprias dificuldades – a grande questão é que, costumo dizer, possuímos um umbigão – somos capazes de acreditar – muitas vezes inconscientemente, que o mundo gira em torno de nós mesmos; que aquilo que não conhecemos não existe; que tudo que sabemos é mais importante do que o que demais sabem, e por aí vai...

Assim, seguimos com algumas dificuldades, colocando a culpa no outro pela nossa dificuldade de relacionamento, sem nos darmos conta que, e muitos casos, nossa insegurança faz com que ficamos desconfiados até das expressões de carinho, afeto e apoio; é como se estivéssemos sempre à espera da rejeição que tanto, teoricamente, abominamos.

O primeiro passo nesse desafio dos relacionamentos – quer seja um cliente, em nossa empresa, por apenas alguns minutos; quer seja com a família ou com a pessoa que resolvemos compartilhar nossos momentos mais íntimos é ter cautela – toda e qualquer pessoa que passa por nós merece que sejamos nós mesmos diante delas e, parafraseando Jung “ao tocar numa alma humana, seja apenas outra alma humana”. O que você faz com o outro é o que gostaria que fizessem com você?

Marli Andrade

Psicanalista e Psicopedagoga

Doutoranda em Psicologia Social

www.marliandradepsicanalista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário