Adoro receber visitas

Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

Quem precisa de análise?

Segundo Freud, “Podemos definir o tratamento Psicoterapêutico como uma educação progressiva para superar, em cada um de nós, os resíduos da infância”. Tornar o inconsciente, consciente é o objetivo da Psicanálise, e nós, Psicanalistas, atentos observadores, procuramos conjugar bem os recursos de “arqueólogos da alma” com os saberes inaugurados por Freud para contribuir com o alcance da tão sonhada paz interior e consequente felicidade mútua aos que se cruzam nos caminhos dessa nossa brevíssima passagem por esse universo.

Ninguém pode construir em nosso lugar, as pontes que precisaremos passar para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto nós mesmos, portanto todos nós precisamos de análise – um compromisso interno com resultados surpreendentes. Sem autoconhecimento, a maioria das decisões é influenciada pelo inconsciente. É preciso canalizar energias para que estejamos equilibrados para colher os frutos das nossas escolhas – sejam elas satisfatórias ou não.

Um Psicanalista não tem a pretensão de ensinar caminhos e sim contribuir para que cada um encontre as respostas que os motivam escolher qual caminho seguir. É preciso identificar as situações do dia a dia. Muitas pessoas estão do fundo do quintal procurando o trevo de quatro folhas enquanto a oportunidade está batendo à porta.

Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. São inconscientes os processos psíquicos que não podem ser evocados voluntariamente. Quando algo se torna inconsciente não adianta apenas querer que ele deixe de ser inconsciente para tornar-se consciente. Para conseguir isso é preciso usar técnicas especiais, técnicas mais poderosas do que a força de vontade, como por exemplo, a Psicanálise.

A Psicanálise identifica neuroses, trabalha o recalque inconsciente, e reforça a busca pela qualidade de vida, tratando de tornar o homem um “ser” livre, que conhece seus limites, aprendendo a pensar por si mesmo, trabalha suas potencialidades bloqueadas, visando um bem estar pessoal e profissional.
“Sorte é o que acontece quando a preparação encontra oportunidade”. Emer L.
Marli Cordeiro de Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
marlicapelinha@hotmail.com

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, parabéns! Gostaria de saber se posso lhe pedir indicação de um psicanalista na minha cidade através do email. Moro em Recife. Obrigada!

    ResponderExcluir