Adoro receber visitas

Seguidores

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Educação nossa de todo dia

“Educação” no dicionário Aurélio, é o ato ou efeito de educar-(se). É o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.
Lendo a definição fica bem simples saber o que é Educação. No entanto, será que entendemos mesmo o que seja Educação? Quantos de nós, com o objetivo de integrarmos a um meio social perdemos nossa Educação? Quantos de nós desaprendeu os conselhos de nossos pais que nos ensinaram comportar bem perante os outros e demonstramos atitudes mal educadas para termos razão?

O efeito de Educar-(se) permeia mesmo todas as nossas capacidades físicas, intelectuais e morais. Mas, infelizmente, o efeito do não uso destas nossas capacidades nos insere em um mundo individualista que nos motiva desconsiderar a Educação que obtivemos “de berço”, de nossos Professores, dos mais experientes, dos líderes religiosos, e tentamos viver e Educar os nossos filhos, cada um do jeito que acreditamos ser o correto.

Precisamos, urgentemente, discutir essa Educação nossa de todo dia. As palavrinhas mágicas, o respeito pelos mais velhos, as bênçãos aos pais, a admiração pelos nossos Professores ... Precisam ser prioridade em nossas vidas. Ou resgatamos a Educação ou não haverá futuro para ninguém. Quando não conseguir convencer o outro da sua opinião, lembre-se que ele pode não estar preparado para saber o que você já sabe. Um dia ele estará pronto para saber e dirá que você tinha razão. Até lá, prefira ser feliz, ter amigos, ser educado a ter razão sempre.

Marli Cordeiro de Andrade
Psicopedagoga – Psicanalista
CNP – ESPO nº 0705-59

artigo publicado na Revista Sou+Minas.Net em dezembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário