Adoro receber visitas

Seguidores

sábado, 14 de julho de 2012

1º dia Seminário Psicologia Social - Habilitando Espaços Sociais em Buenos Aires Argentina

Dr. Joaquim Miranda Júnior - Expôs sobre o Sistema penitenciário Brasileiro e Argentino. dentre diversas colocações, fiquei simplesmente encantada com a abordagem sobre "O que fazer com o doente mental infrator nas prisões? - falta investigação do que o levou praticar o crime e, faltam formas de punição; Puni-se de maneira automática, sem pensar; apenas cumprimos a lei. Até que ponto seremos escravos da Lei? " Formidável suas colocações também sobre a Reforma Antimanicomial ... E concluiu: "sem radicalização, precisamos estudar, todos nós precisamos de respostas e são nas investigações que nos levarão a elas - se acreditarmos em tudo e nada contestarmos, nunca chegaremos às respostas que desejamos"

Minha encantadora Psicanalista, Doutora em Psicologia Social, Drª Maria Ester Jozami que expôs sobre "Os objetos compostos na criminalização" Atentou que a violência implica na ruptura com a razão. O ato violento implica na ruptura dos princípios fundamentais da natureza composta numa cultura; dispôs sobre os mitos "a vida e a morte" E foi formidável na linha que adoto e creio: "Não existe uma grande verdade, os olhares, os desejos são diferentes" E finalizou após relato histórico sobre lutas: "Não se habilita Espaços Sociais sem lutas" Foi ótima quando disse: ser jovem está se tornando sinônimo de um ser perigoso. Nós, adultos, não fomos preparados para conversas subjetivas"

Dr. Adalberto C. Agozino com o tema "Antropoceno: El hombre como fuerza Geofísica" - sobre a origem da vida na terra. Sobre os impactos do crescimento populacional. Foi ótimo; principalmente quando demonstrou o quanto, a maioria dos homens vem passando de produtores para consumidores e quais os impactos dessa ação.

Dr. José Luis Speroni apresentou tema sobre O teatro e a construção da identidade. Disse ainda que "um povo que não fomenta o teatro está morto ou moribundo"

Dr Castells foi maravilhoso sobre "Direitos Sociais" 
"A sociedade humana não pode existir sem cultura, porém, vivemos numa sociedade multicultural para um código penal que não é plural"

Drª Graciela L. Cosentino fez uma belíssima apresentação sobre "As tribos urbanas" e suas tendências de agrupar-se para própria segurança e auto estima.

Dr.Julio Aparício expôs sobre "Equidade nos espaços Sociais" de maneira muito agradável, dispôs sobre a lógica do capital, nesse mundo de desigualdades em que vivemos. "Se vamos habilitar espaços sociais que seja por meio de valores e princípios"

Dr Ricardo Basílico sobre "Esquizofrenia Exitosa" - Traços anti sociais, condutas patológicas, suas características, consequências e nossa "análise" e a necessidade de atenção para tal fato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário