Adoro receber visitas

Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Você está onde pensa?

Você já observou onde está quando está tomando seu banho? E quando está fazendo suas refeições? Você está realmente ao lado da pessoa que dividi o espaço com você? Está preparado para dormir quando se deita?

Compreendendo Lacan quando diz “Onde penso não estou” podemos avaliar nosso nível de relação com nós mesmos. Existem correntes que comprovam que o poder do pensamento e emoções consegue modificar a estrutura da água. Imagine então o que esse poder pode fazer conosco.

Algumas pessoas buscam renovar energias no Mar, outras nos Rios... No entanto, podemos buscar dentro de nós mesmos, por meio do equilíbrio: sentimento-fala-ação: você age de acordo com sua fala? Elas estão de acordo com suas vontades? Use o seu banho para cuidar de suas energias.

O mesmo faça nas suas refeições. Sinta o cheiro, o gosto... Sentir-se saciado com as delícias da culinária contribui para a felicidade. Se conseguirmos o equilíbrio em nossas vidas, conseguiremos ficar verdadeiramente ao lado de alguém. Caso contrário, não conseguiremos identificar as melhores cartas que a vida embaralha pra gente jogar.

E assim, começamos compreender por que muitas vezes não conseguimos ficar ao lado das pessoas, mesmo daquelas que amamos. Nesta linha, todas as escolhas do dia é que determinarão nossa noite de sono. Dormiremos rápido e bem se o dia for belo e tranqüilo.

Olha aí nossa responsabilidade: para Freud “Cada um coloca a moldura na paisagem que vê”. Se vivermos cada segundo no local em que estivermos, conseguiremos enxergar a beleza de tudo que nos cerca e não seremos tão influenciados por desejos inconscientes que na maioria das vezes nem nós mesmos entendemos.

Marli Cordeiro de Andrade
Psicanalista – Psicopedagoga
Cnp-Espo nº 0705-59

2 comentários: