Adoro receber visitas

Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

Eu me amo !!! Eu me adoro!!!

"Nem sempre olhamos para o espelho e encontramos a pessoa maravilhosa que gostaríamos de ver. O segredo para acabar com esse conflito é aprender a lidar com auto – estima. O relacionamento de vários anos acabou, a promoção no emprego não saiu, o duro regime para emagrecer não deu certo.

A maneira com que encaramos esses momentos da vida, sem dúvida, depende do quanto nós nos amamos. Se avaliamos tudo de forma pessimista vamos concluir : sou um lixo, não sirvo para nada, as coisas nunca dão certo na minha vida. O que nos permite fazer estas afirmações nasce de um complexo sentimento do qual ouvimos falar a toda hora, mesmo sem saber muito bem como defini -lo: a auto- estima, um julgamento que fazemos de nós mesmos, a maneira como nos imaginamos ser e agir e como avaliamos as nossas capacidades. Ou seja : é a forma como reconhecemos nosso próprio valor.

É o nível de auto – estima que diferencia o peso que cada um dá aos episódios desagradáveis do dia- a- dia. Após um término de relacionamento afetivo, se você tem boa auto – estima, no mínimo você vai dizer : “quem está perdendo é ela, a outra pessoa “. Claro que você vai sentir e passar por sentimentos de perda, mas sem ter pavor , sem desestruturar sem sofrer além da dose adequada para o caso e principalmente sem pensamentos de vingança.

Quando você tem auto confiança não é preciso vingar. A arma do fraco é a vingança. Se você está em uma estrada com um Mercedes Benz e alguém lhe ultrapassa, não é necessário acelerar e mostrar que o carro é mais forte. Se você tem necessidade de vingar, de ultrapassar, com certeza você não tem confiança no taco.

Quantas vezes passamos uma vida inteira dizendo: “Eu não gosto de carnaval, isso é coisa de pessoas loucas, é preciso beber muito para encarar.” E, depois você percebe que a verdade você não é capaz de pular carnaval, sente-se inseguro, desajeitado, tímido, sem confiança em você e portanto com baixa auto – estima. Precisamos saber separar: eu não gosto ou eu não dou conta de fazer? É muito diferente.
Se a pessoa que você ama o abandonou, tudo bem ficar de “luto “por algum tempo”. Mas agir da mesma forma porque um passageiro namoro de férias não vingou é um sintoma de dificuldade de lidar com sua auto – estima.

Como lidar com isso:

Para manter uma boa auto estima é preciso maturidade. Sem ela não se atinge a estabilidade emocional necessária para lidar com os sentimentos e para enfrentar situações que podem abalar o auto- reconhecimento.

Características de quem alcançou maturidade:

Independente e responsável.
Dedicado e produtivo mas, capaz de relaxar
Cooperativo em vez de egoísta e competitivo.
Não hostil, mas capaz de se defender.
Flexível e perspicaz, livre de padrões infantis.
Sexualmente livre

Um pouco de narcisismo faz bem á saúde!

As pessoas emocionalmente maduras, quase sempre, tem uma dose de narcisismo. Por isso nos consideramos aptos a realizar projetos e a vencer na vida, além de nos sentirmos queridos e atraentes para seduzir e interessantes para manter laços amorosos e de amizade. Portanto, não tenha vergonha de chegar diante do espelho e dizer : “Eu sou o máximo” ou “Eu me amo, eu não consigo viver sem mim”.

É diferente de se achar o melhor de todos, aquele que, de tão perfeito, não se mistura aos simples mortais. Excesso de auto- estima é chatura e babaquice : são pessoas prepotentes, que falam alto demais “ensimesmados “, donos- da -verdade, egoístas. Isso atropela as relações sociais.

Como elevar a auto estima:

O primeiro passo é tentar descobrir os motivos da tristeza. O que disparou o gatilho. Qual o momento em que iniciou a crise de baixa auto – estima. Geralmente atrás de tudo se esconde um sentimento de perda ou uma expectativa frustada como um casamento que acabou ou o esperado aumento de salário que fracassou. A partir daí surge o “complexo de inferioridade”: eu não consigo, eu não dou conta, essa mulher não é para mim.

Importante: aceitar mais e cobrar menos.

Imagine você querendo aprender a dançar e comprar um livro que lhe explica : são dois pra lá, dois pra cá. Imagine você querendo descrever o gosto da laranja. Imagine um professor lhe ensinando a nadar apenas lhe dizendo fora d’água : é só você movimentar os braços e as pernas e respirar de lado. Você nunca vai aprender.

Só se aprende a dançar dançando. Experiência não se transmite. É necessário, ás vezes, cair para levantar. Quantas vezes damos um passo para trás na vida para em seguida darmos um salto para frente. O que caracteriza o forte, o vencedor é não ter medo de tentar, não ter medo do ridículo. É melhor errar duas vezes e acertar oito do que não errar nenhuma mas também não acertar nenhuma. Amadurecer e aprender que somos humanos, cheios de qualidade e defeitos, sujeitos a erros e acertos é que nos faz seres humanos e pessoas estáveis e felizes.

As coisas nem sempre acontecem como esperamos, nunca seremos exatamente como gostaríamos e tampouco somos deuses para controlar o desfecho do acontecimentos."

Eduardo Pinho Tavares
by http://www.clinlife.com.br/eu-me-amo-eu-me-adoro/

Um comentário: