Adoro receber visitas

Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2011

She-ra, a Princesa do Poder - sua mensagem política


No final do último ano comecei a comprar e (re)assistir alguns seriados da década de 80 que marcaram minha infância, numa espécie de "sessão revival". Comprei Jaspion, Changeman, He-man e She-ra, até agora.

Todos tem se mostrado tão bons hoje quanto eram na época em que os vi pela primeira vez. E da minha opinião compartilha também a minha filha, que gosta muito de todos.

Mas este último, particularmente, chamou minha atenção por seu conteúdo político que me era impossível analisar quando tinha 5 anos de idade, e do qual nada podia lembrar em anos posteriores.

Quem é She-ra

She-ra é o "alter-ego" da princesa Adora, a irmã gêmea do He-man. Quando era ainda um bebê foi roubada por Hordak e levada para uma outra dimensão, a qual nem a Feiticeira e nem ninguém em Etérnia (onde vive o He-man) podiam localizar.

A princesa, então, foi criada por Hordak e ensinada nos caminhos da Horda, que mantém uma ditadura opressora sobre o povo de Etéria.

Essa é a explicação da história. She-ra vive em Etéria porque foi roubada de seus pais, em Etérnia, por Hordak (que, inclusive, foi o mentor de Esqueleto). Assim, antes de se tornar uma heroína, ela servia às forças do mal, à ditadura opressora de Hordak.

De governista a rebelde

A conversão da princesa Adora acontece quando ela é desafiada por He-man (em um filme longa-metragem que conta sua história) a ir para o campo e ver com seus próprios olhos como era a vida do povo. Adora pensava que Hordak era do bem, e que os "maus" eram os inimigos "rebeldes".

Mas quando Adora, pela primeira vez em sua vida, sai da fortaleza para ver como era o mundo, não tem dúvidas de quem realmente é das forças do mal. Assim, com a ajuda de He-man, que lhe trouxera de Grayskull uma espada (parecida com a sua própria) para cumprir sua missão, ela rompe com a Horda e se junta à chamada Grande Rebelião, tornando-se assim a She-ra.

A Grande Rebelião

A chamada "Grande Rebelião" é literalmente um foco de guerrilha no meio de uma floresta chamada "Floresta do Sussurro". Ali se reúnem todos aqueles dispostos a enfrentar e derrubar a ditadura de Hordak.

Fazem parte da rebelião não apenas pessoas com super podereres (que são poucos), mas também os cidadãos comuns e os camponeses pobres, armados apenas com paus e pedras.

Seu objetivo é derrubar, através da luta, a ditadura de Hordak que oprime e cobra pesadíssimos impostos dos camponeses.

Bons valores para as crianças

Enquanto assistia aos primeiros episódios de She-ra fiquei positivamente surpreso, perplexo até. E pensava: "Como assim, 'Grande Rebelião'? Eles são um foco de guerrilha, com base numa floresta? Se orgulham de ser 'rebeldes'? Se preocupam com a vida do povo pobre e luta com ele para libertar Etéria?"

Foi, enfim, uma grande satisfação descobrir mais de duas décadas depois que, quando ainda não tinha idade suficiente para discernir muitas coisas e estava exposto a tudo, felizmente assistia uma série como essa que me transmitia valores tão bons. E sei que séries como essa certamente deram alguma contribuição à formação das posições políticas que vim a ter em minha vida adulta. Por isso é muito bom poder resgatar estes episódios e torná-los disponíveis para uma nova geração, a quem pertence e irá construir o futuro. Pela honra de Grayskull! Por uma Etéria livre!

by Glauber Ataide in Marcadores: Filmes

3 comentários:

  1. Amei o texto,principalmente porque conta a história de uma guerreira,ainda mais que sou da geração que assistia She-ra e He-man todo dia.

    Por isso temos idéias para elaborar o plano infalível para dominar o mundo.

    Bjos...

    Marize Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli, como vai? Eu também assistia She-Ra, He-Man, e outros da mesma época. E claro que não nos passava pela cabeça nada além do desenho e da diversão, mas com toda a certeza esses e outros desenhos tem as tais mensagens a ser passadas. Gostaria de poder rever esse e outros desenhos pra poder ver esse outro lado. Muito interessante e também não me lembrava desses detalhes... Adorei a dica. Bj da Fabi.

    ResponderExcluir
  3. Nosssaaaa!!!!
    Fico mais tranquila com este entendimento, meninas.
    Amo tanto política,
    já segui tanta gente do mal, pensando ser do bem.
    Mas,
    agora venho crescendo a cada dia e escolhendo mais os diamantes. Cacos de vidro já não me chamam mais atenção.

    A vida é mesmo um aprendizado.

    ResponderExcluir