Adoro receber visitas

Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2011

Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano

E sobre a tão sonhada Felicidade... Muitos são claros e objetivos nos questionamentos: “Qual é o caminho para a felicidade?” E, por incrível que pareça, sempre digo: Para você, não sei; para mim, DEPENDE. Depende da escolha nossa de todo dia. Devemos escolher ser sábios a cada decisão. E, mesmo escolhendo com cautela ainda erramos muito.

No entanto, talvez seja esse o caminho: Compreendermos que devemos ser sábios. E então, ciente desta decisão procurar ajuda dos amigos: de Deus que nos ensina “amar ao próximo”; dos gatos que são tranquilos e sabem onde pisam; de Darcy Ribeiro que ensinou “arrebentar-se , mas não abandonar os ideais”; de Freud que ensinou que “ouvir é uma arte”; de Platão que ressaltou necessidade de “gostar de política para não sermos alienados”; de Shopenhauer que disse: “entre a verdade e a mentira não pode haver acordo”; de Nietzsche que ensinou sermos “demasiadamente humanos”; de Kant que ensina “pensar com organização”; de Rubem Alves que mostra a “beleza de viver um dia de cada vez”; de Khalil Gibran que nos convenceu “que ninguém pode conviver sozinho com a beleza que é capaz de perceber”; de Cecília Meireles que mostra que “o vento é o mesmo, cada folha é que balança diferente”; de nossas famílias que nos amam incondicionalmente; e ao lado de todos os amigos e amigas do dia a dia que nos enriquece tanto.

Porém, embora todos eles possam contribuir para que sejamos mais feliz, vai depender de nosso olhar, de nossas escolhas, de nossa sabedoria individual para aplicar estas aprendizagens.

E, nesta empreitada acredito que Freud estava correto: “só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano”. Ninguém é capaz de nos presentear com a felicidade, única e exclusivamente nós é que temos o poder de viver feliz ou não, só depende de nossas sábias escolhas diárias.

Marli Cordeiro de Andrade

Psicanalista e Psicopedagoga

CNP-ESPO nº 0705-59

SBPI nº 746

marlicapelinha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário