Toda nossa vida está pautada em nossas escolhas. Escolhas que não necessariamente são aceitas por nosso inconsciente que segundo Freud “nos prega peças insistentemente”; Quem nunca tomou uma decisão e logo após fechou os olhos e disse: “Por que fiz isso?”; Ou deixou de fazer e disse: “por que não fiz o que deveria ter feito?”
Estas questões aparecem em nossa mente constantemente e nos faz ficar indecisos com relação aos nossos próprios desejos. Normalmente tornam-se fantasmas que atormentam nossas vidas. Por isso escolher é tão difícil.
Historicamente, optamos pelo mais fácil em nossas vidas. Exemplo disso é escolher o que os outros escolhem e por isso, decepcionamos com mais frequência. Analisar as consequências de cada escolha seria o caminho para escolhas conscientes.
Diferente seria querer agir da mesma forma com as escolhas inconscientes que nos influenciam com tanta eficácia e nos confunde a ponto de acreditar que naquele momento é a melhor opção.
Escolhas inconscientes precisam de um acompanhamento maior. Uma análise mais precisa, um acompanhamento profissional e em muitos casos, aceitação do que são nossos alicerces. Fato é que precisamos nos encontrar, entender nossos desejos e não fechar os olhos e sofrer. Escolher é uma tarefa individual, no entanto, o reflete em todos que estão à nossa volta. Por tudo isto é importante estar forte para assumir as consequências de nossas escolhas, orientadas por nosso consciente e/ou inconsciente.
Marli Cordeiro de Andrade
Psicopedagoga – Psicanalista
CNP – ESPO nº 0705-59
Oi, Marli:
ResponderExcluirRecebi sua visita no meu blog Alma Mater, e estou aqui a conhecer o seu. A mente é tema que muito me fascina, pois, na Numerologia da Alma, eu a associo tanto ao Espírito, o Mental Abstrato, quanto à Personalidade, o Mental Concreto.
Um psicanalista que muito admiro, o Dr. R. Laing, afirmou ao físico Fritjof Capra que, "a loucura é uma reação sadia a um ambiente social insano". Eu achei isto brilhante!
Gostei deste post, e vou votar nele, como forma de participar do concurso de 1º aniversário.
Um abraço.
Gilberto.