Adoro receber visitas

Seguidores

domingo, 7 de novembro de 2010

Seu destino está constantemente sob o seu controle

Um turista foi ao Egito visitar um sábio que vivia num quartinho muito simples, cheio de livros, com apenas uma cama, uma mesa e um banco. O turista intrigado, perguntou: onde estão os seus móveis? E o sábio também o perguntou: e os seus, onde estão? Os meus? Surpreendeu-se o turista, eu estou aqui apenas de passagem. E o sábio concluiu: EU TAMBÉM.

Bom mesmo é contar esta história numa roda de discussão. Cada um comenta, defende, discorda, argumenta das formas mais variadas. Mas não há quem durma sem pensar um pouco mais sobre o que estamos fazendo com as nossas vidas nessa correria em busca de mais... mais dinheiro, mais sucesso, mais poder, mais, mais... Se a nossa felicidade está nos mínimos detalhes, nós não estamos tendo tempo de enxergar ou vivê-la. Trancamos nossas portas para proteger nossos bens, mas nos esquecemos que a felicidade não entra em portas trancadas.

Aceitamos nossas angústias como destino e nos esquecemos que nós é que fazemos as nossas escolhas diárias. Deus nos dá um dia a cada manhã, como se fosse uma página de nossa história e nós vamos escrevendo num livro que não se usa borracha: a pedra que jogamos não é possível retroceder, as palavras que proferimos não se perde no ar, os erros que cometemos deixam consequências.

Mas, como aprendemos é com o passar do tempo mesmo, errando e acertando... Cabe a cada um, entender seus limites, aceitar as consequências de suas escolhas, e, mesmo que perca os caminhos saiba recuperar o destino com dignidade. Compreendendo que nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde quer ir. Esteja no controle de suas vontades, de suas escolhas, de seus passos, de seus hábitos, de suas ações de seu destino. Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo de ficar parado. A direção é muito mais importante que a velocidade.


Marli Cordeiro de Andrade
Psicopedagoga – Psicanalista
CNP – ESPO nº 0705-59

2 comentários:

  1. Geralmente as pessoas não fazem mais esse tipo de reflexão acerca de si mesmo. O mundo está explodindo e o povão que é povão, só pensa mesmo é em : ter, comer,beber e gozar! rs

    ResponderExcluir
  2. É isso ai amiga.... pequenos detalhes é q realmente faz toda a diferença. Simples gestos, olhares, enfim, transformam a vida em um belo paraíso. Não precisamos de ter mto, e o pouco q temos faz toda a diferença. A felicidade depende de cada ser existente no planeta.
    Bjjuss!!

    ResponderExcluir