Adoro receber visitas

Seguidores

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A força do vazio


Você tem o hábito de juntar objetos inúteis acreditando que um dia (não sabe quando) vai precisar deles? Tem o hábito de juntar dinheiro sem gastá-lo, pois imagina que ele poderá faltar no futuro? Costuma guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outras coisas que já não usa há muito tempo? E dentro de ti?... Tem o hábito de guardar raivas, ressentimentos, tristezas, medos e outros sentimentos negativos? Não faças isso!

Agindo assim, está indo contra a sua prosperidade! É preciso deixar um espaço, um vazio para que novas coisas cheguem à sua vida. É preciso se desfazer do inútil que há em ti e em sua vida para que a prosperidade possa acontecer. A força deste vazio é que atrairá e absorverá tudo o que você deseja. Quem acumula objetos e sentimentos velhos e inúteis não deixa espaço para novas oportunidades.

Os bens necessitam circular. Limpe as gavetas, os armários, o depósito, a garagem, a mente… Doe tudo aquilo que já não usa… A atitude de guardar coisas inúteis só acorrenta a vida. Não são só os objetos guardados que paralisam a vida, os sentimentos ruins também; esqueça as mágoas, os ressentimentos, as tristezas.

Eis o significado da atitude de guardar: quando se guarda, se considera a possibilidade de falta, de carência… Acredita-se que amanhã poderá faltar e que não haverá maneira de suprir as necessidades… Com esse pensamento, está enviando duas mensagens ao seu cérebro e à sua vida: A de que não confia no amanhã; E que o novo e o melhor não são para ti… Por isso te alegras guardando coisas velhas e inúteis! Até o que já perdeu a cor e o brilho...

Deixa entrar o novo em sua casa… E dentro de você. Faça hoje mesmo uma revista em toda a sua casa e doe, doe para a APAE, para o Asilo de idosos, para conhecidos, ou mesmo a quem você nunca viu e percebe que está precisando. Ficará mais leve com esta atitude e com espaços vazios para que mais energía do bem envolva sua vida e você seja muito mais feliz; com menos, mas sendo mais… muito mais do que pensa que pode ser. E receberá mais, muito mais do que pensa que pode chegar até você.

Muitas vezes, o que já perdeu o brilho para você é um presente incrível para alguém.

Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
CNP – ESPO nº 0705-59
referência: Joseph Newton

Um comentário:

  1. Texto fantástico. Me fez refletir sobre a importância da casa limpa, iluminada e arejada. Alegria, saúde, harmonia, ..., até a prática da ‘ventilação cruzada’. Bem como da mente tranquila, sem poluições sonoras, visuais, emocionais, ... Também nos leva à reflexão e reavaliação das nossas práticas diárias. Um abraço fraterno – AES (Santos – SP)

    ResponderExcluir