Adoro receber visitas

Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2011

Diário: meio mais valioso para avaliar a própria evolução





O diário é útil para desenvolver a memória e mantê-la mais próxima dos padrões de realidade; afinal, boa parte de nossas memórias comuns é fruto de nossa imaginação.

Nos lembramos mais do que não aconteceu. Isso porque o nosso cérebro cria fantasias para preencher as lacunas, que, segundo Freud ficam à mercê de nossos devaneios.

Criar o hábito de escrever no diário, ou mesmo em agendas, pode ser o caminho para direcionar nosso cérebro ao "preenchimento" do que de fato é mesmo importante para nós.

Além de ser o mecanismo que podemos recorrer para verificar se estamos ou não evoluindo.

E mais: é uma diversão relembrar com exatidão o que pensávamos, fazíamos ou planejávamos em todas as fases de nossas vidas.

Tirei as minhas do baú.
É muito agradável ler o que eu pensava com 12, 15 anos... idade em que minhas filhas estão. Ás vezes leio o que falava com ou sobre a minha mãe e isso me ajuda entender minhas filhas.

2 comentários:

  1. Não sei porque mas "Diários", ficou sendo sempre como um hábito feminino. Da adolescente romântica à mocinha casadoura rsrsrs
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Comadre,
    Dizem que coincidências não existem, mas eu hoje estava remexendo nas minhas poucas agendas que tenho aqui comigo. É ótimo mesmo...

    ResponderExcluir